Aplicação em Fundos

Este guia tem o objetivo de detalhar o processo de criação de uma aplicação em fundos para o cliente e descrever todos os endpoints para acompanhar a evolução da aplicação.

📈 Criando a Aplicação em Fundos

Para criar a aplicação, utilize o endpoint Aplicação em Fundos.Nele, devem ser fornecidas as seguintes informações:

🆔 user_virtual_account: Campo indicando a subconta do cliente.

🎫 fund: Campo informando o ID do fundos. Os fundos que a conta do cliente tem acesso podem ser consultados em Lista de Fundos. Para mais detalhes sobre o fundo desejado, consulte Detalhe do Fundo. Informações adicionais também podem ser encontradas em Cotas do Fundo e Cotas do Benchmark.

📝 client_has_accepted_fund_investor_profile_term: Booleano indicando se o cliente aceitou o termo de investidor. Campo necessário para clientes que não preencheram o perfil de suitability. Se desejar preencher o perfil de investidor do cliente, consulte o Respondendo o Questionário;

📝 client_has_accepted_fund_terms: Booleano indicando se o cliente aceitou os termos de adesão ao fundo. Os termos específicos de cada fundo podem ser obtidos realizando uma consulta em Termos de Adesão ao Fundo;

💸 quantity: Valor financeiro a ser investido. Em Detalhes do Fundo, no campo "operability", é possível obter os limites para aplicação em fundos. Há dois tipos de limites para aplicação:

  • Primeiras aplicações: "minimum_initial_application_amount" e "maximum_initial_application_amount".
  • Novas aplicações: "minimum_subsequent_application_amount" e "maximum_subsequent_application_amount".

📅 schedueld_to: Data de agendamento da aplicação. Os fundos podem ter dias específicos liberados para criar a aplicação. Os dias indisponíveis do fundo podem ser obtidos em Datas Indisponíveis. É preciso ficar atento também para o horário limite para criação da aplicação, que é dado pelo campo "application_time_limit", encontrado em Detalhes do Fundo. Após o horário limite, a data de agendamento deve ser o próximo dia disponível para aplicação.

🔤 external_id: ID de identificação externo fornecido pelo parceiro, podendo ser constituído por qualquer caractere. O external_id informado será retornado em todos os endpoints relacionados à aplicação de fundos. Campo opcional.

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Simulação da Aplicação

Para obter uma estimativa das datas de liquidação e cotização da aplicação, é possível realizar uma simulação da aplicação em fundos, fazendo uma requisição em Simulação de Aplicação em Fundos.Este passo é recomendado para mostrar ao cliente as datas relacionadas à aplicação no fundo.

⏳ Ciclo de Vida da Aplicação

Status existentes:

  • scheduled (Agendado)
  • requested (Solicitado)
  • processed (Processado)
  • pre_executed (Pré-executado)
  • executed (Aguardando cotização)
  • done (Concluído)
  • canceled (Cancelado)

Status Iniciais:

  • scheduled (Agendado)

Status finais:

  • done (Concluído)
  • canceled (Cancelado)

Transições de status:

Status Inicial

Status Seguinte

Pode ser cancelada?

scheduled

(Agendado)

requested

(Solicitado)

requested

(Solicitado)

processed

(Processado)

processed

(Processado)

pre_executed

(Pré-executado)

pre_executed

(Pré-executado)

executed

(Aguardando cotização)

executed

(Aguardando cotização)

done

(Concluído)

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Evolução do Status

As transições de status são feitas internamente no sistema da Nikos. Toda operação nasce no status inicial: scheduled (Agendado). No momento da aplicação é checado se a operação pode mudar para requested (Solicitado).

Requisitos para transição:

  • Cliente ter o aceite do termo do produto, caso necessário. Consultar em Termos de Adesão ao Fundo;
  • Cliente ter o aceite do termo de desenquadramento, caso necessário;
  • Cliente ter o aceite do termo de Investidor Qualificado, caso necessário.

Caso não atenda aos requisitos, a operação permanece em scheduled (Agendado).

Entre a aplicação e o horário de corte, uma tarefa é executada periodicamente, verificando se é possível realizar a transição de scheduled (Agendado) para requested (Solicitado).

Se ate o horário de corte a operação ainda estiver no status scheduled (Agendado), a operação é alterada para o statuscanceled (Cancelado).

O próprio cliente também pode cancelar a aplicação. Uma aplicação só pode ser cancelada se:

  • Estiver nos statusscheduled (Agendado) ou requested (Solicitado).
  • Se estiver dentro do horário de corte.
🚧

Mudança de Status

A mudança de status de processed (Processado) para canceled (Cancelado) só ocorre excepcionalmente e também é realizada internamente.

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Cotização

Quando a operação chegar ao status done (Concluído), significa que a aplicação foi cotizada. A evolução para a cotização depende do fundo especificado na aplicação. O parâmetro chamado "application_quotation_days", o qual pode ser encontrado no campo "operability" em Detalhes do Fundo indica o número de dias para a cotização do fundo desejado.

✔ Consultando a Aplicação Criada

A aplicação criada pode ser consultada em Buscar Aplicação por ID. Também é possível consultar as aplicações em fundos de um cliente em Lista de Aplicações do Cliente

Além disso, em Aplicações em Andamento, a aplicação recém-criada será mostrada no campo da respectiva conta.

📈 O extrato de movimentação de fundos do cliente retornará a nova aplicação quando ela é concluída com sucesso, ou seja, avançando para o status done. O extrato pode ser consultado em: