Resgate em Renda Fixa

Este guia tem o objetivo de detalhar o processo de criação de um resgate em renda fixa para o cliente e descrever todos os endpoints necessários para acompanhar a evolução do resgate.

📈 Criando o Resgate em Renda Fixa

Atualmente, o resgate dos títulos de renda fixa ocorre de forma automática no vencimento. No entanto, é possível realizar o resgate de liquidez diária em títulos desta categoria.

Para criar o resgate, utilize o endpoint Resgate Liquidez Diária. Nele, devem ser fornecidas as seguintes informações:

🆔 user_virtual_account: Campo indicando a subconta do cliente.

🎫 bond: Campo informando o ID do título de renda fixa. Os títulos que a conta do cliente tem acesso podem ser consultados em Lista de Títulos.

🎫 application: Campo informando o ID da aplicação no título de liquidez diária.

💸 quantity: Valor financeiro a ser resgatado.

📅 date_negotiation: Data de solicitação de resgate.

🔤 external_id: ID de identificação externo fornecido pelo parceiro, podendo ser constituído por qualquer caractere. O external_id informado será retornado em todos os endpoints relacionados à aplicação de renda fixa. Campo opcional.

⏳ Ciclo de Vida do Resgate

Status existentes:

  • scheduled (Agendado)
  • requested (Solicitado)
  • processed (Processado)
  • financial (Financeiro Pendente)
  • done (Concluído)
  • canceled (Cancelado)

Status Iniciais:

  • requested (Solicitado)

Status finais:

  • done (Concluído)
  • canceled (Cancelado)

Transições de status:

Status Inicial

Status Seguinte

Pode ser cancelada?

requested

(Solicitado)

processed

(Processado)

processed

(Processado)

done

(Concluído)

👍

Evolução do Status

As transições de status são feitas internamente no sistema da Nikos. Toda operação nasce no status inicial: requested (Solicitado). No momento do resgate é checado se a operação pode mudar para processed (Processado).

Entre o resgate e o horário de corte, uma tarefa é executada periodicamente, verificando se é possível realizar a transição de requested (Solicitado) para processed (Processado).

O próprio cliente também pode cancelar a aplicação. Uma aplicação só pode ser cancelada se:

  • Estiver nos status requested (Solicitado) ou processed (Processado).
  • Estiver dentro do horário de corte.
🚧

Mudança de Status Excepcional

A mudança de status de processed (Processado) para canceled (Cancelado) só ocorre excepcionalmente em caso de bloqueio judicial, ou por falta de posição, este processo é realizado internamente.

✔ Consultando o Regate Criado

O resgate criado pode ser consultado em Operações em Andamento - Resgates.

📈 O extrato de movimentação de renda fixa do cliente retornará o novo resgate quando for concluído com sucesso. Ou seja, avançando para o status done. O extrato pode ser consultado em: