Resgate em Fundos

Este guia tem o objetivo de detalhar o processo de criação de um resgate em fundos para o cliente e descrever todos os endpoints necessários para acompanhar a evolução do resgate.

📈 Criando o Resgate em Fundos

Para criar o resgate, utilize o endpoint Resgate de Fundos. Nele, devem ser fornecidas as seguintes informações:

🆔 user_virtual_account: Campo indicando a subconta do cliente.

🎫 fund: Campo informando o ID do fundos. Os fundos que a conta do cliente tem acesso podem ser consultados em Lista de Fundos. Para mais detalhes sobre o fundo desejado, consulte Detalhe do Fundo. Informações adicionais também podem ser encontradas em Cotas do Fundo e Cotas do Benchmark.

💸 gross_amount: Valor bruto de resgate solicitado.

📅 schedueld_to: Data de agendamento do resgate. Os fundos podem ter dias específicos liberados para criar o resgate, que variam de acordo com o tipo do fundo. É preciso ficar atento também para o horário limite para a criação do resgate, encontrado no campo “retrieval_liquidation_days”, encontrado em Detalhes do Fundo . Após o horário limite, a data de agendamento deve ser o próximo dia útil.

🔤 external_id: ID de identificação externo fornecido pelo parceiro, podendo ser constituído por qualquer caractere. O external_id informado será retornado em todos os endpoints relacionados à aplicação de fundos. Campo opcional.

📝 anticipate: Booleano indicando se é um resgate antecipado.

📝 full_amount: Booleano indicando se é um resgate total.

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Simulação de Resgate

Para obter uma estimativa das datas de liquidação e cotização de resgate, é possível realizar uma simulação de resgate em fundos, fazendo uma requisição em Simulação de Resgate em Fundos.Este passo é recomendado para mostrar ao cliente as datas relacionadas à resgate no fundo.

⏳ Ciclo de Vida do Resgate

Status existentes:

  • scheduled (Agendado)
  • requested (Solicitado)
  • processed (Processado)
  • pre_executed (Pré-executado)
  • executed (Aguardando cotização)
  • cotized (Aguardando liquidação)
  • pre_liquidated (Aguardando conciliação)
  • done (Concluído)
  • canceled (Cancelado)

Status Iniciais:

  • scheduled (Agendado)

Status finais:

  • done (Concluído)
  • canceled (Cancelado)

Transições de status:

Status Inicial

Status Seguinte

Pode ser cancelada?

scheduled

(Agendado)

requested

(Solicitado)

requested

(Solicitado)

processed

(Processado)

processed

(Processado)

pre_executed

(Pré-executado)

pre_executed

(Pré-executado)

executed

(Aguardando cotização)

executed

(Aguardando cotização)

cotized

(Aguardando liquidação)

cotized

(Aguardando liquidação)

pre_liquidated

(Aguardando conciliação)

pre_liquidated

(Aguardando conciliação)

done

(Concluído)

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Evolução do Status

As transições de status são feitas internamente no sistema da Nikos. Toda operação nasce no status inicial: scheduled (Agendado). No momento do resgate é checado se a operação pode mudar para requested (Solicitado).

Entre o resgate e o horário de corte, uma tarefa é executada periodicamente, verificando se é possível realizar a transição de scheduled (Agendado) para requested (Solicitado).

Se até o horário de corte a operação ainda estiver no status scheduled (Agendado), a operação é alterada para o statuscanceled (Cancelado).

O próprio cliente também pode cancelar o resgate. Uma aplicação só pode ser cancelada se:

  • Estiver nos statusscheduled (Agendado) ou requested (Solicitado).
  • Se estiver dentro do horário de corte.
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Mudança de Status

A mudança de status de processed (Processado) para canceled (Cancelado) só ocorre excepcionalmente e também é realizada internamente.

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Cotização

Quando a operação chegar ao status done (Concluído), significa que o resgate foi conciliado. A evolução para a conciliação depende do fundo especificado no resgate.

✔ Consultando o Resgate Criado

O resgate criado pode ser consultado em Buscar Resgate por ID. Também é possível consultar os resgates em fundos de um cliente em Lista de Resgates do Cliente

Além disso, em Operações em Andamento - Resgate, o resgate recém-criada será mostrada no campo da respectiva conta.

📈 O extrato de movimentação de fundos do cliente retornará a nova aplicação quando ela é concluída com sucesso, ou seja, avançando para o status done. O extrato pode ser consultado em: