Aplicação em Renda Fixa

Este guia tem o objetivo de detalhar o processo de criação de uma aplicação em renda fixa para o cliente e descrever todos os endpoints para acompanhar a evolução da aplicação.

📈 Criando a Aplicação em Renda Fixa

Para criar a aplicação, utilize o endpoint Aplicação em Renda Fixa. Nele, devem ser fornecidas as seguintes informações:

🆔 user_virtual_account: Campo indicando a subconta do cliente;

🎫 bond: Campo informando o ID do título de renda fixa. Os títulos que a conta do cliente tem acesso podem ser consultados em Lista de Títulos. Para um maior detalhamento do título de renda fixa desejado, basta realizar uma consulta em Detalhe do Título;

📝 client_has_accepted_bond_investor_profile_term: Booleano indicando se o cliente aceitou o termo de investidor. Campo necessário para clientes que não preencheram o perfil de suitability. Se desejar preencher o perfil de investidor do cliente, consulte o Respondendo o Questionário;

💸 quantity: Valor financeiro a ser investido. Os limites para aplicação são encontrados em Detalhes do Título e são dados pelos campos "minimum_investment_quantity" e "maximum_investment_quantity";

📅 schedueld_to: Data de agendamento da aplicação. Para encontrar a data limite para o título, basta consultar em Detalhes do Título. A data limite para aplicação é dada pelo campo "application_time_limit". É preciso ficar atento também para o horário limite para criação da aplicação, que é dado pelo campo "application_datetime_limit". Após o horário limite, a data de agendamento deve ser o próximo dia útil.

🔤 external_id: ID de identificação externo fornecido pelo parceiro, podendo ser constituído por qualquer caractere. O external_id informado será retornado em todos os endpoints relacionados à aplicação de renda fixa. Campo opcional.

⏳ Ciclo de Vida da Aplicação

Status existentes:

  • scheduled (Agendado)
  • requested (Solicitado)
  • processed (Processado)
  • done (Concluído)
  • canceled (Cancelado)

Status Iniciais:

  • scheduled (Agendado)

Status finais:

  • done (Concluído)
  • canceled (Cancelado)

Transições de status:

Status Inicial

Status Seguinte

Pode ser cancelada?

scheduled

(Agendado)

requested

(Solicitado)

requested

(Solicitado)

processed

(Processado)

processed

(Processado)

done

(Concluído)

👍

Evolução do Status

As transições de status são feitas internamente no sistema da Nikos. Toda operação nasce no status inicial: scheduled (Agendado). No momento da aplicação é checado se a operação pode mudar para requested (Solicitado)

Requisitos para transição:

  • Cliente ter o aceite do termo do produto, caso necessário;
  • Cliente ter o aceite do termo de desenquadramento, caso necessário;
  • Cliente ter o aceite do termo de Investidor Qualificado, caso necessário.

Caso não atenda aos requisitos, a operação permanece em scheduled (Agendado).

Entre a aplicação e o horário de corte, uma tarefa é executada periodicamente, verificando se é possível realizar a transição de scheduled (Agendado) para requested (Solicitado).

Se até o horário de corte a operação ainda estiver no status scheduled (Agendado), a operação é alterada para o status canceled (Cancelado).

O próprio cliente também pode cancelar a aplicação. Uma aplicação só pode ser cancelada se:

  • Estiver nos status scheduled (Agendado) ou requested (Solicitado).
  • Estiver dentro do horário de corte.
🚧

Mudança de Status Excepcional

A mudança de status de processed (Processado) para canceled (Cancelado) só ocorre excepcionalmente e também é realizada internamente.

✔ Consultando a Aplicação Criada

A aplicação criada pode ser consultada em Detalhes da Aplicação.

Além disso, em Aplicações em Andamento, a aplicação recém-criada será mostrada no campo da respectiva conta.

📈 O extrato de movimentação de renda fixa do cliente retornará a nova aplicação quando ela é concluída com sucesso. Ou seja, avançando para o status done. O extrato pode ser consultado em: